terça-feira, 20 de julho de 2010
Genealogias de Cabril (1500-1800)
O padre Diogo Martins Pereira, natural de Pincães, aldeia da freguesia de Cabril, concelho de Montalegre, bem recôndita e no interior da serra do Gerês, escreveu em 1744 um manuscrito sobre as famílias que moravam e viviam na sua terra. Em 1813, um tabelião, Bernardo Antunes Pereira, transcreveu-o para a casa dos Casais, uma das mais importantes de Pincães, onde (por acaso) nasceu a minha trisavó, Maria Antónia Alves Pereira.
O manuscrito dos Casais esteve inédito até há cerca de 20 anos. Por essa altura, o meu pai, Amadeu de Sá Menezes, tendo lido uma referência ao manuscrito, procurou (com a devida licença dos proprietários) e foi encontrá-lo numa secretária. O manuscrito encontra-se ainda na casa dos Casais e está transcrito por António Fernando Machado Guimarães que o publicou em anexo no seu livro "Aldeia de Pincães" (2009).
Desta transcrição fiz graficamente as ligações genealógicas ali descritas.
Clicar aqui: pinc.doc
Etiquetas:
cabril,
Casais,
Freiria,
genealogia,
pincães
Árvores de Costados
Os costados em "Poster" de meu avô José Pereira de Macedo (clicar aqui: p1.doc) e do meu tetravô José Malheiro de Macedo Portugal Sifuentes y Losada (clicar aqui: p2.doc)
Percebi que a sua leitura é quase impossível. No entanto, pode-se fazer down-load e o arquivo assim descarregado pode ser ampliado com toda a nitidez. O tamanho dos quadros é (originalmente) de cerca de 1 metro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)